Western dramático norte americano lançado em 1952, Matar ou Morrer (High Noon) é um verdadeiro clássico dos faroestes. Dirigido por Fred Zinnemann (A um passo da eternidade) o filme tem no elenco o casal Gary Cooper e Grace Kelly além de nomes como Thomas Mitchell, Lloyd Bridges, Lee Van Cleef, Katy Jurado, Harry Morgan e Ian MacDonald.
O enredo conta a história de Will Kane (Gary Cooper), um xerife que fica sabendo na hora de seu casamento que ao meio-dia chegará um trem trazendo Frank Miller (Ian MacDonald), um criminoso que mandou para a cadeia e planeja se vingar. Apesar de Amy (Grace Kelly), sua noiva quaker, argumentar que devem ir embora, ele acha que fugirá para sempre se não enfrentar a situação. A população (com raras exceções) se refugia sem ajudá-lo, apesar dele pedir aos cidadãos para enfrentarem o pistoleiro e seus cúmplices. (Créditos)
O filme ganhou Oscar de Melhor Ator (Gary Cooper), Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (Do Not Forsake Me, O My Darlin).
A música "The Ballad of High Noon" popularmente conhecida apenas como High Noon ou então "Do Not Forsake Me, O My Darlin" foi lançada especialmente para o filme em 1952. A canção foi composta por Dimitri Tiomkin com letras de Ned Washington e no filme é interpretada pelo cantor country americano Tex Ritter.
Abaixo para todos visitantes deixo aqui duas versões para a música e gostaria da opinião de vocês na enquete ao lado. Qual você acha a melhor versão para a canção?
Beijos e abraços a todos,
Suzane Weck
![]() |
"Suze Kelly" |